Centro de Vulcanologia e Grutas de São Vicente

O Centro de Vulcanologia situa-se em São Vicente, uma encantadora vila da costa norte da Madeira, no fundo do vale onde se iniciou a formação da ilha.

Este centro consegue combinar cultura e educação com lazer e entretenimento através de projecções audiovisuais que recriam erupções vulcânicas e o ‘nascimento’ de uma ilha. Aqui também pode visitar as famosas Grutas de São Vicente (que já existiam e que foram incluídas no Centro de Vulcanologia) e passear pelos bonitos jardins plantados com flora endémica da ilha da Madeira.

De origem vulcânica, são constituídas por uma série de tubos de lava, resultado duma erupção que ocorreu há cerca de 400 mil anos. Este conjunto de "túneis vulcânicos" apresenta um desenvolvimento total de mais de 1000 m e é o maior que se conhece, até agora, na ilha da Madeira.

O percurso pedestre tem uma extensão de 700 metros, que são percorridos em cerca de trinta minutos, sendo o desnível máximo de cerca de 19 metros.

No interior pode admirar estalactites vulcânicas, acumulações de lava, conhecidas por "bolos de lava", e o "bloco errante" (pedra transportada pela lava e que ficou presa, devido às suas dimensões, no interior de um dos canais de lava). Um verdadeiro e deslumbrante passeio pelas entranhas da terra a não perder!
 
 
 
 

Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.