• Curral das Freiras

O Curral das Freiras é uma pequena freguesia, rodeada por enormes montanhas, no coração da Ilha. Ambos os pontos de vista da Eira do Serrado e Paredão são excelentes locais para contemplar as magníficas vistas desta freguesia.

O caldeirão onde assenta esta vila foi formado ou pela erosão, ou, como muitos acreditam, por actividade vulcânica. Em 1566, as freiras do Convento de Santa Clara, ao fugir de piratas que atacavam o Funchal, encontraram aqui refúgio, levando consigo o tesouro do convento.

A freguesia é muito isolada, e alguns dos seus habitantes vivem do que a terra produz. Um dos acontecimentos locais é a Festa da Castanha, em Novembro. As castanhas são deliciosas e são usadas na cozinha diariamente.

O Curral das Freiras era propriedade de um casal que vendeu a sua terra ao Capitão Donatário do Funchal, João Gonçalves da Câmara. Este Capitão doou as terras às suas filhas quando elas entraram para o Convento de Santa Clara (também construído por ele).

Nun's Valley (Curral das Freiras)

O Curral das Freiras de hoje tem uma grande festa. Todos os anos, os residentes realizam a Festa da Castanha – esta festa apareceu por causa de haver muitas castanhas na freguesia, que são utilizadas em variadas iguarias culinárias desde sopa a bolos e de pudins a licores.