• Disabled Facilities

Tal como no resto da Europa, todas as novas construções têm de prever obrigatoriamente acessos e equipamentos para pessoas com necessidades especiais. Por essa razão, os centros comerciais, edifícios e zonas urbanas mais recentes possuem boas condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. Contudo, nas áreas de construção mais antiga os acessos não são comuns. Muitas das ruas e passeios mantêm os antigos pavimentos em pedra, e embora ofereçam belos panoramas não estão preparados para a circulação de pessoas necessidades especiais, embora já haja um maior esforço por parte das autarquias para adaptar.

Pelo contrário, a maioria dos hotéis pode acomodar confortavelmente as pessoas com mobilidade reduzida, e quase todos possuem elevadores e rampas de acesso. Informe-se sobre o tipo de condições oferecidas pelo hotel onde pretende ficar alojado antes de fazer a reserva.

As cabinas de teleférico possuem acessos e imobilizam-se para permitir a entrada de pessoas em cadeiras de rodas. No Aeroporto da Madeira também há todas as condições necessárias para pessoas com mobilidade reduzida.

A Marina do Funchal também dispõe de equipamentos e uma rampa próxima do bar Beer House que dá acesso a todos os restaurantes e bares desta bonita área marginal.

A Madeira Acessível By Wheelchair é uma empresa de viagens acessíveis a cadeiras de rodas que presta serviços a pessoas com todos os tipos de deficiência. Eles oferecem passeios personalizados em cadeira de rodas pela ilha, incluindo passeios pelas levadas, tour todo o terreno, passeios de vários dias, passeios privados e partilhados, passeios turísticos e visitas aos jardins e museus da ilha, bem como restaurantes.

Um pequeno segredo – o trilho entre o Pico das Pedras e Queimadas, no bonito concelho de Santana, encontra-se preparado para receber os visitantes com necessidades especiais. Desta forma, a beleza pouco acessível da Laurissilva (floresta de árvores endémicas da Madeira) madeirense pode ser apreciada através de um percurso com 1980 m adaptado para cadeiras de rodas e onde a informação está disponível em Braille e SPC (linguagem simbólica para pessoas com paralisia cerebral).