• Madeira Island Geography

Há muitas maneiras de chegar à Madeira, mas um bom começo é localizá-la num mapa.

O arquipélago madeirense localiza-se a cerca de 700 km da África (quase ao mesmo nível de Casablanca, Marrocos), a 450 km das Ilhas Canárias, a 800 km dos Açores e a 900 km de Portugal continental.

Para mais detalhes deverá localizar-se em Portugal, ligado que está à Península Ibérica pelo lado do Atlântico. Tente traçar uma rota desde Lisboa, pelo Sudoeste e a 1.000 kilómetros irá encontrar o Arquipélago da Madeira que é composto por duas ilhas habitadas (Madeira e Porto Santo) e dois grupos de ilhas desabitadas (Desertas e Selvagens) que cobrem uma extensão mais de 5.000 kilómetros quadrados do Oceano.

Cabo Girão

O arquipélago é de origem vulcânica, mas não há registos de atividade vulcânica desde sua descoberta. A ilha principal, a Madeira, tem cerca de 57 km de comprimento e cerca de 22 km de largura. Sua capital, Funchal, localizada numa baía natural na costa sul, tem um porto moderno, particularmente importante para os navios de cruzeiro. Embora não seja uma ilha grande, não pode explorá-la em apenas um dia! Então, tome o seu tempo e visite cada município. Porque há mais Madeira do que o Funchal… O terreno montanhoso da ilha oferece uma grande diversidade de paisagens - desde altos picos (o Pico Ruivo é o terceiro mais alto de Portugal, com 1861 metros de altitude) e falésias impressionantes, como Cabo Girão, a vales profundos e o grande planalto do Paul da Serra. A floresta Laurissilva, endémica da Madeira, foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1999.

Campanário

O seu avião irá aterrar no Aeroporto da Madeira, situado no extremo leste da ilha, a vinte minutos de carro do Funchal. Os que chegam pelo mar, irão atracar directamente no porto natural da baía do Funchal.

Localização exacta da Ilha da Madeira no Mapa clique aqui.