Geografia

Há muitas maneiras de chegar à Madeira, mas um bom começo é localizá-la num mapa. Por vezes isto é mais fácil de dizer do que de fazer, visto alguns cartógrafos suprimirem parte do Atlântico por julgarem de pouco interesse para a maioria da humanidade. Outras vezes, as ilhas do Atlântico, como a Madeira são meros pontos perdidos no azul que entre duas páginas do Atlas do Mundo.

Tente traçar uma rota desde Lisboa, pelo Sudoeste e a 1.000 kilómetros irá encontrar o Arquipélago da Madeira que é composto por duas ilhas habitadas (Madeira e Porto Santo) e dois grupos de ilhas desabitadas (Desertas e Selvagens) que cobrem uma extensão mais de 5.000 kilómetros quadrados do Oceano.

Para mais detalhes deverá localizar-se em Portugal, ligado que está à Península Ibérica pelo lado do Atlântico. A grande maioria dos mapas reconhecem a Madeira como parte do território português e incluem-na, assim como aos Açores em caixas, inseridas ao pé do mapa de Portugal.

O seu avião irá aterrar no Aeroporto da Madeira, situado no extremo leste da ilha, a trinta minutos de carro do Funchal. Os que chegam pelo mar, irão atracar directamente no porto natural da baía do Funchal. Os que tencionam vir de comboio ficarão decepcionados, a estação mais próxima fica em Agadir.

Localização exacta da Ilha da Madeira no Mapa clique aqui