Governo

A Madeira é uma Região Autónoma de Portugal. A autonomia foi garantida pouco depois da Revolução do 25 de Abril em 1974, revolução esta que varreu completamente todo e qualquer vestígio da ditadura Salazarista. O nível de autonomia está em constantes mutação e disputa, mas a última palavra cabe à Assembleia da República que se situa em Lisboa.

Para o mundo exterior, os madeirenses são, para todos os efeitos, portugueses. Eles têm passaportes portugueses, votam nas eleições portuguesas e pagam impostos portugueses. Diferem do resto do país (com excepção das ilhas dos Açores) por serem também representados a um nível local pelo Governo Regional.

Como aderentes recentes à democracia, os portugueses, e mais directamente os madeirenses, ainda mostram o fervor dos recentemente convertidos. As eleições para o Parlamento de Lisboa realizam-se de quatro em quatro anos, tal como as eleições para Presidente da República, para os Governos Regionais e concelhos locais. As eleições são coloridas, barulhentas e divertidas.

Existe um nome que é sinónimo de Governo da Madeira - Dr.Alberto João Jardim. Ele é, sem dúvida, o político mais polémico em Portugal. Tem sido um campeão pela causa madeirense há mais de 20 anos e leva as suas lutas aos mais altos níveis de Governo no continente português e aos burocratas em Bruxelas.

O espantoso desenvolvimento verificado nos últimos 20 anos pode ser largamente atribuído à sua dedicação e à sua maneira pessoal de fazer política. Compreender o Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira é compreender o governo madeirense de hoje.
 
 
 
 

Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.