• Paul da Serra

Depois de ter tomado contacto com o estilo de vida madeirense, é possível que se questione acerca da necessidade de haver actividades de lazer. "Pressa" parece não ser uma palavra capaz de vir imediatamente à memória, se tivermos em conta o ritmo de vida da ilha, e o stress parece não se aplicar aos madeirenses. O clima da Madeira é, no entanto, perfeito para todos os tipos de actividades ao ar livre, tanto no mar, como em terra.

A actividade mais deslumbrante da ilha é, provavelmente, as caminhadas ao longo das levadas. Estes canais de água que correm à volta da ilha, levando água de norte para sul, e dos pequenos cursos de água para as colheitas, impõem-se como a maneira ideal para ver a Madeira. As caminhadas são relativamente fáceis de efectuar, apesar de determinados locais serem um pouco vertiginosos, e deixam-no deslumbrado com espectaculares vistas sobre as regiões rurais. Para os caminhantes e alpinistas mais experientes existem, também, rotas no interior das montanhas, que se impõem como muito mais desafiantes.

Os viciados no desporto podem satisfazer a sua vontade de jogar golfe nos dois percursos de 18 buracos – no Clube de Golfe do Santo da Serra e no Palheiro Golfe - capazes de testar até os mais experientes. Existem também estruturas para a prática de ténis e squash na maioria dos hotéis e em alguns recintos públicos como a Quinta Magnólia. Para os que gostam de ficar sentados a observar, deixamos como sugestão uma ida aos Barreiros, onde o Marítimo costuma jogar, geralmente aos sábados à noite ou domingos à tarde. Na Madeira há também outras duas equipas no escalão principal, o Clube Desportivo Nacional, que joga no Estádio da Madeira, e o União da Madeira, cujos jogos decorrem no Complexo Desportivo da Ribeira Brava.

Surf

Se gosta muito de água, então dirija-se para a costa e experimente o complexo balnear do Lido ou da Ponta Gorda no Funchal, com uma excelente piscina de água salgada e acesso ao mar, ou as piscinas naturais do Porto Moniz, na costa Norte da ilha. A melhor altura para praticar pesca submarina vai desde Junho a Setembro, quando os melhores do mundo vêm tentar a sua sorte na pesca do espadim azul e do atum de barbatana azul. Confirme no seu hotel quais as excursões de barco disponíveis e parta em direcção ao Cabo Girão, a falésia mais alta da Europa.

Nos mares da Madeira também pode usufruir de passeios de catamaran para observação de golfinhos ou para conhecer melhor vários recantos fantásticos da nossa ilha, como a Fajã dos Padres ou o Calhau da Lapa.

Os apreciadores de plantas não podem perder o Jardim Orquidea e o Jardim Botânico e outros jardins abertos ao público, tais como o do Monte, do Palheiro Ferreiro, da Palmeira e da Boa Vista. Alugue um carro e parta para as zonas rurais, em busca dos jardins selvagens da Madeira.

Madeira

Para apreciar a actividade de fim de semana favorita do madeirense tem que encontrar uma festa adequada, o que acontece quase todos os fins de semana, durante a época de Verão. Estas festas são o local ideal para descontrair, ao sabor de uma cerveja Coral fresca a acompanhar o frango no churrasco ou a tradicional espetada, pratos geralmente presentes. Não são festas marcadas por nada de especial, a não ser pela animação que nelas se vive, ao som de música tradicional, bandas de rock ao vivo ou bandas municipais. Esteja atento, porque ao meio-dia de um ou outro Sábado, é possível ouvir, e até ver, os foguetes que anunciam o local onde a festa se realiza.