• Medical Care

Há numerosos centros de saúde distribuídos pela ilha da Madeira e um outro em Porto Santo. Alguns deles dispõem de serviços de urgência, assim como várias clínicas privadas, mas a maioria dos turistas recorre ao Hospital Dr. Nélio Mendonça "Cruz de Carvalho".

Os estrangeiros que visitam a Madeira são aconselhados a contratar um seguro de saúde, embora os cidadãos da UE possam ser reembolsados da maioria dos custos médicos se possuírem um CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença). Para mais informações, pode consultar o site oficial da UE: http://europa.eu/travel/healthy/index_pt.htm.
Na Madeira há numerosos médicos e dentistas que falam inglês, e em caso de necessidade a recepção do seu hotel poderá recomendar-lhe um deles.
As farmácias, identificadas com painéis com a cruz verde, vendem todo o tipo de medicamentos. Há sempre uma farmácia com serviço nocturno em cada localidade da ilha. Nos grandes supermercados também pode encontrar um balcão de farmácia. Na porta de todas as farmácias há informações sobre as farmácias com serviço nocturno.

Saúde e Vacinas em Portugal
Para visitar a Madeira não é necessário nenhum tipo de vacina, a menos que venha de uma região infectada. A única situação que poderá valer a pena avaliar será a da febre amarela, embora o risco seja extremamente reduzido. Para mais informações, consulte o seu operador turístico (ou a Embaixada ou Consulado de Portugal mais próximo da sua área de residência, se residir no estrangeiro).

Vacinação contra a febre amarela
O Certificado Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela só é necessário para os viajantes que chegam de uma área infectada e têm mais de um ano de idade.

Malária – Inexistente 

Cólera – Inexistente

Dengue, Zika e Chikungunya – O arquipélago da Madeira não registra casos nativos de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, desde fevereiro de 2013.