• Porto Santo

A ilha do Porto Santo foi descoberta no ano de 1418 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, na altura em que o rei de Portugal era D. João I. Consta que o seu nome foi dado pelos navegadores que ali encontraram abrigo de uma tempestade que os perseguia. O seu povoamento, a mando do Infante D. Henrique, foi feito por Bartolomeu Perestrelo que foi nomeado capitão donatário da ilha. Sendo a primeira ilha colonizada, nela se fez a cultura dos cereais, aproveitou-se uma matéria tintureira, o sangue de dragão, de uma planta conhecida como ‘Dragoeira’, já extinta, promoveu-se a criação de gado e a plantação da vinha, mas a cana-de-açúcar não encontrou condições favoráveis.

Este descobrimento foi um dos que tiveram maior importância entre os que os Portugueses fizeram ao longo de toda a costa ocidental de África até ao Cabo da Boa Esperança e daí até às Índias Orientais e Japão.
Foi também nesta ilha que residiu durante algum tempo Cristóvão Colombo, tendo lá casado com D. Filipa, filha de Bartolomeu Perestrelo, o primeiro capitão donatário.
Situada no hemisfério norte a 32º de latitude, o seu território com cerca de 42 Km2 é quase todo coberto por matérias calcárias, principalmente no lado Norte. Está firmada sobre pedra de cal, visível em muitos pontos. Esta ilha é guarnecida com alguns picos, quase todos a Norte, o mais elevado o Pico do Facho.

Pico Ana Ferreira

Sendo uma das ilhas que constituem o arquipélago da Madeira, o Porto Santo é espantosamente diferente da ilha da Madeira. Enquanto na segunda predomina um verde luxuriante, a ilha do Porto Santo é quase desprovida de vegetação e rematada a sul com uma extensão de areia dourada e macia que a torna numa estância balnear muito apreciada.

Hoje em dia muitos são os turistas que procuram a ilha, também conhecida por Ilha Dourada, para desfrutarem de umas calmas férias, pois a ilha ainda mantém o seu ar de tranquilidade e o seu isolamento. Permite-Ihe guardar alguns arcaísmos e traços de filiação dos seus primeiros povoadores. O clima temperado que se faz sentir todo o ano é também um atractivo para o visitante.

A actividade turística dá ao Porto Santo um dinamismo económico que se tem acentuado de ano para ano. A construção do aeroporto em 1960, que foi aumentado em 1973, foi um factor que muito contribuiu para a sua expansão económica e turística.
A região conta com boas unidades hoteleiras que oferecem ao visitante não só agradáveis e confortáveis instalações, mas também toda uma série de entretenimentos como ténis, minigolfe, voleibol, windsurf, excursões pela ilha, entre outras actividades.

Também a gastronomia da região, na qual se destacam os pratos de peixe local, pode ser apreciada em variados restaurantes, desde os mais modernos aos mais típicos, permitindo ao turista concretizar o sonho de umas férias perfeitas.