Santa Maria

Tem curiosidade em saber como é que os seus antepassados se sentiam quando viajavam numa caravela do século XV? Esta maravilhosa experiência de tempos há muito passados, mas nunca esquecidos, pode ser vivida na nau Santa Maria, uma réplica do barco de Colombo que parte diariamente em descoberta da costa sul da ilha.

Rob Wijntje, um holandês que fez da Madeira a sua casa, teve durante muitos anos o sonho de construir uma réplica em tamanho real do barco de Colombo. Um sonho que se realizou finalmente quando, em Julho de 1997, Rob se juntou a 8 madeirenses em Câmara de Lobos e começou a construção. Uma vez que não existiam quaisquer desenhos originais da Santa Maria, Rob teve que se basear em informação e imagens existentes em livros para construir uma nau o mais fidedigna possível à original. O Santa Maria de hoje tem 22 metros de comprimento, 3 mastros, o mais alto com 16 metros, e foi construída em mogno.

De início Rob queria “apenas construir um barco”, sem nunca imaginar o interesse que o seu projecto iria suscitar. Assim, logo após a construção ter terminado, a nau Santa Maria zarpou em direcção a Lisboa para representar o vinho Madeira na Expo 98. Só nos 25 dias em que lá esteve, a nau recebeu um total de 97.016 visitantes!

De volta à Madeira, o ‘Santa Maria’ funciona geralmente como barco de excursões, navegando duas vezes por dia ao longo da costa sul da ilha, podendo também ser reservada para acontecimentos especiais (como visitas escolares ou outras iniciativas). A título de exemplo, no Verão de 2003, a nau foi reservada por duas empresas televisivas, uma da Alemanha e outra dos Estados Unidos da América, para a filmagem de documentários que incluiram este magnífico galeão.

Durante as excursões, que duram cerca de três horas, poderá ver os membros da tripulação (que se parecem mais com piratas… amigáveis, claro!) no desempenho das funções inerentes à boa navegação de um barco. Enquanto observa as incríveis vistas que a perspectiva do lado do mar lhe dá sobre a ilha, tenha atenção também ao próprio oceano porque há sempre possibilidade de encontrar golfinhos! Durante a viagem os piratas servem um cálice de vinho Madeira e um pedaço de delicioso bolo de mel aos passageiros.

A nau ‘Santa Maria’ tem capacidade para mais de 100 passageiros e inclui um bar e instalações sanitárias. Para mais informação, dirija-se ao quiosque que encontra facilmente na marina do Funchal ou telefone para 291220327 or 291225695.
 
 
 
 

Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.