Compras na Madeira

A Ilha da Madeira e especialmente a sua capital, o Funchal, sofreram grandes transformações nos últimos anos, não só nas suas modernas infra-estruturas e hotéis mas também em muitos outros aspectos. Os turistas masculinos deverão saber que a Madeira dispõe agora de todas as cadeias de lojas das marcas mais conceituadas e também bastantes mais lojas clássicas que outrora tornaram a ilha famosa, por isso não pense que poderá ir embora sem uma “ronda” a estas lojas para umas comprinhas!

Nos últimos anos abriram muitos centros comerciais de grandes dimensões, trazendo consigo não só as principais marcas de vestuário, como também as lojas de electrónica e restaurantes de fast-food. Também poderá constatar que muitas das grandes cadeias comerciais são mais baratas na Madeira do que no seu país de origem.

Estes centros comerciais estão abertos até tarde, normalmente das 10h às 22h, mas durante os fins-de-semana, muitos deles mantêm-se abertos até às 24h, facilitando as compras de dia ou de noite. Com o advento dos centros comerciais modernos, a Madeira passou a dispor também de vários cinemas que exibem os filmes mais recentes em inglês.

Centros comerciais

Dolce Vita

Esta é a última novidade no panorama comercial do Funchal. Goza de uma excelente localização central na baixa da cidade, perto do Parque de Santa Catarina, a apenas 2 minutos de distância da Marina e junto à "Avenida de Arriaga". Trata-se de um grande e moderno centro comercial com perto de 70 lojas, bem como uma atractiva praça de alimentação com ofertas tão variadas como o Burger King ao Sushi. Existe também um Health Club e um grande hipermercado Pingo Doce, tudo isso servido por um espaçoso parque de estacionamento com capacidade para 900 veículos. Nas ruas que rodeiam o centro, encontrará pequenas boutiques e outros estabelecimentos comerciais. Por cima do centro comercial encontra-se o Hotel The Vine, um local fabuloso com vistas sobre o Funchal. Os almoços e cafés têm preços razoáveis e são combinados com a vista do terraço exterior. Verá que a beleza da piscina vai complementar a sua refeição de forma perfeita.

Fórum Madeira

Se prefere comprar produtos frescos e as suas delícias favoritas, o Fórum Madeira é o centro comercial ideal. Situado em plena zona turística a oeste do Funchal (Lido/Ajuda), com a sua arquitectura moderna e arejada ao estilo de galerias em vários níveis que se agrupam numa torre central e numa praça aberta, o Fórum Madeira também se orgulha do seu jardim suspenso de onde os seus visitantes podem desfrutar de vistas incríveis sobre o oceano Atlântico. Com 86 lojas, incluindo 17 restaurantes, cafés e snack-bares, 6 cinemas e um hipermercado, o Fórum Madeira dispõe de tudo para uma experiência extremamente agradável. Existem também cerca de 800 lugares de estacionamento subterrâneos disponíveis.
Uma rua acima encontrará uma ampla selecção de lojas mais pequenas, incluindo boutiques como a “Cravo e Canela” e a loja exclusiva “CR7”, que atrai muitos turistas graças à sua ligação com a família do futebolista internacional Cristiano Ronaldo, decorada com fotos e imagens deste herói local e super-estrela mundial.

Madeira Shopping

Este é outro centro comercial de grandes dimensões, afastado da zona principal do Funchal, em Santa Quitéria. Construído num atraente estilo moderno com características tradicionais madeirenses, este espaçoso centro comercial oferece 83 lojas, 20 restaurantes, cafés, snack-bares e 7 cinemas. Também este centro serve as necessidades de todos os consumidores e oferece grandiosas vistas sobre a ilha. Experimente a ala dos gelados, sempre perfeita nos dias quentes de Verão. No total, existem cerca de 970 lugares de estacionamento gratuitos na cobertura ao ar livre e na garagem subterrânea.

Entre os principais centros comerciais mais pequenos incluem-se:

Marina Shopping

Situado na Avenida Arriaga em frente à marina.

Alguns passos adiante, na direcção da Sé, encontrará à direita as

“Galerias de São Lourenço”

Um centro comercial pequeno mas atractivo.

“Arcadas de São Francisco”

Associado à Madeira Wine Company (ou Blandy’s Wine Lodge), que pode visitar em simultâneo. Mas cuidado se for conduzir!...

“Anadia Shopping”


Na Rua Fernão Ornelas, em frente ao tradicional Mercado Madeirense.

Também as ruas secundárias do Funchal oferecem uma selecção de lojas diferentes com novos visuais e personalidade própria. São óptimas áreas para explorar e ficará espantado com os “achados”. A Rua do Sabão é uma rua merecedora de uma visita pelas suas sapatarias, com as últimas tendências da moda a preços imbatíveis.

Perto da Sé, no coração da cidade, encontrará dois pequenos e antigos centros comerciais – “Tavira” e “Sé” – com várias lojas diversificadas e ofertas interessantes.

Continuando o seu caminho em direcção ao mercado, antes de atravessar a Rua 31 de Janeiro e a Rua 5 de Outubro, encontrará o “Bazar do Povo”, os únicos armazéns da cidade que mantêm o “encanto de antigamente”, com os seus pisos e amplas escadas em Madeira.

O “Anadia Shopping”, que encontrará à esquerda no final da Rua Fernão de Ornelas em frente ao mercado local na zona histórica, é um centro comercial mais pequeno, com um tom mais local.

Ainda no centro, mas um pouco a leste do Funchal, na Rua do Bom Jesus, existe um pequeno centro comercial chamado “Europa” que graças à sua localização é essencialmente frequentado pelos residentes locais e mantém, assim, um agradável toque local.


Compra de recordações da Madeira

Há produtos de vime à venda por todo o lado no Funchal – encontrará uma grande loja na Rua do Castanheiro – e um pouco por toda a ilha, mas o principal centro de produtos de vime, com muitas opções, situa-se na aldeia de Camacha.

Lojas de bordados – muitas vezes associadas à fábrica – podem ser encontradas por toda a cidade do Funchal.

Existem várias Adegas e lojas de Vinho da Madeira no Funchal e nos arredores, onde poderá provar este vinho e onde as suas compras serão embaladas por profissionais para um transporte seguro até casa (por exemplo, Diogos Wine Shop, Madeira Wine Company, Oliveiras).

As flores da Madeira, como as orquídeas, estrelícias, próteas, antúrios, etc… são as recordações preferidas que poderá levar para casa e fazer perdurar as suas férias por mais algum tempo. Estas flores podem ser adquiridas um pouco por toda a cidade do Funchal – no mercado local, nas bancas de flores no centro da cidade e nas floristas. Em todos estes pontos de venda poderá pedir para embalar as flores em caixas especiais para um transporte seguro, para que possa desfrutar da beleza destas flores em sua casa.