• Typical Markets

Existem cada vez mais centros comerciais e supermercados em toda a ilha com o objectivo final de satisfazer os consumidores. Contudo, não há nada que supere o ambiente vivido num mercado típico!

No início, estes mercados eram concebidos para a venda de flores mas, com o tempo, a sua oferta foi incluindo a venda de todo o tipo de produtos agrícolas e até algumas especialidades da gastronomia regional (tais como o bolo do caco, o frango grelhado ou a sopa de trigo).

Nos mercados de hoje encontra um pouco de tudo, desde flores, vegetais, fruta e ovos a vestuário, Cd’s e cassetes de música, comes e bebes. À excepção do Mercado dos Lavradores no Funchal, estes mercados abertos são geralmente frequentados pela população que vive na zona em que se realizam e que lá se desloca para as suas compras semanais.

Encontra estes mercados, que funcionam durante os fins-de-semana, um pouco por toda a ilha, mas os mais ‘conceituados’ situam-se na Santa (Porto Moniz), Santa Cruz, Ponta Delgada e no Santo da Serra.

O Mercado dos Lavradores, no núcleo histórico de Santa Maria, no Funchal, abre de Segunda a Sexta entre as 07.00 e as 20.00 h e Sábado das 07.00 às 14.00 h (fechado ao Domingo e nos feriados). É um ponto de passagem obrigatório e dos mais preferidos pelos turistas, já que aqui encontrará aromas característicos e tradicionais, presentes nas mais exóticas frutas frescas, vegetais e flores da Madeira. Aos turistas é frequente os vendedores darem a provar frutas, como tomate inglês, maracujá, anona ou papaia. No piso inferior existe uma praça de venda peixe.

Deseja experimentar algo realmente típico da ilha? Então, visite um destes mercados tradicionais na sua excursão à volta da ilha!