O Tempo na Madeira

Find more about Weather in Funchal, PO
Clique aqui para previsão do tempo


Quando chegar à Madeira, olhe bem à sua volta. As agradáveis cores acalmam os sentidos com verdes luxuriantes sobre o resplandecente azul do mar — a marca característica dos subtrópicos.

A maior parte das pessoas que cá vive acha que a Madeira tem o melhor clima do mundo — só chove de vez em quando e nunca está demasiado calor.

Devido ao seu relevo montanhoso, a ilha está cheia de microclimas. A diferença de altitude torna possível, no Inverno, encontrar neve no cimo das montanhas, como no Pico do Areeiro, mas sol e 23 ºC ao nível do mar ou abaixo da “linha da banana”. A Baía do Funchal, protegida pelas montanhas mais altas, goza do melhor sol. É por isso que a maioria dos hotéis mais procurados está localizada aqui, ao longo da costa Sul. Na costa Sudoeste, na Ribeira Brava, Ponta do Sol, Madalena do Mar, Calheta, Jardim do Mar e Paul do Mar, áreas protegidas pelo Paul da Serra, o sol brilha mais intensamente durante os meses de Verão, sendo zonas ensolaradas e agradáveis durante o Inverno. Algumas cidades ao longo desta costa são muito populares entre os surfistas internacionais.

A Madeira goza de muito sol e pouca chuva, como poderá constatar nos nossos gráficos meteorológicos anuais. Para ver a imagem de satélite do arquipélago, clique aqui .

Clima anual na Madeira


Madeira Tempo e Temperatura Anual, chuva, precipitação e luz de sol, dados e gráficos Meteorológicos


Previsão de 5 dias


Outono: Setembro, Outubro, Novembro
O Outono chega suavemente em Setembro, e o tempo ainda está quente e soalheiro em Outubro e Novembro, embora haja possibilidade de precipitação, com cerca de sete dias de chuva, uma média bastante baixa para esta época do ano, quando comparada a outros locais. As temperaturas médias situam-se entre os 23 ºC e os 17 ºC, o que, na verdade, é melhor do que o Verão inglês. Portanto, para quem preferir uma experiência mais tranquila, esta continua a ser uma excelente altura para vir à Madeira.

Inverno: Dezembro, Janeiro, Fevereiro
É um pouco difícil falar propriamente de Inverno na Madeira, já que na Madeira é sempre Verão. Durante estes meses, há apenas uma descida de cerca de 4 ºC nas temperaturas médias. Assim, no Funchal, durante o dia estão cerca de 20 ºC e à noite está geralmente acima dos 14 ºC. Assim, esta amplitude térmica é particularmente apelativa para os turistas do Norte da Europa, que vêem na Madeira um destino de sol na Europa. Em Dezembro e Janeiro continua a chover um pouco, em média sete dias por mês, havendo uma ligeira melhoria para seis dias em Fevereiro. É por isso que, na Madeira, as bananas continuam a ser cultivadas durante o Inverno.

Primavera: Março, Abril, Maio
Com a chegada da Primavera, os dias ficam mais longos, tende a chover menos e as temperaturas começam a subir em Abril e Maio. Nesta altura, toda a ilha está em flor, atraindo cada vez mais turistas, ávidos de descobrir a magnífica natureza neste pedacinho de paraíso cheio de sol.

Verão: Junho, Julho, Agosto
Graças ao seu excelente clima, esta ilha é particularmente popular entre os turistas durante os meses de Verão. A média máxima costuma andar nos 24 ºC, e as mínimas rondam os 17 ºC, pelo que as noites são realmente agradáveis e os dias são confortavelmente quentes (contudo, as temperaturas máximas poderão atingir os 33 ºC quando o vento de Leste sopra durante alguns dias). Durante estes meses chove muito pouco. Aliás, em Julho e Agosto pode até nem sequer chover, excepto nas zonas montanhosas mais altas, e só começa a chover um pouco no final de Setembro.

Os ventos predominantes são os de Noroeste, que se juntam na costa portuguesa e se deslocam até às ilhas de Cabo Verde. Trazem humidade e ondulação à costa Norte da ilha e, muitas vezes frequentemente, especialmente na parte da manhã, influenciam o tempo da costa Leste, entre o Caniçal e o Caniço. Contudo, no caso de vento de Oeste, estas zonas podem tornar-se surpreendentemente secas e soalheiras, ao passo que nas costas Sul e Oeste pode estar nublado.

Por outro lado, o clima do Porto Santo tende a ser mais seco. Para conhecer um pouco melhor o clima em Portugal continental, nomeadamente na capital, visite o clima de Lisboa.

 
 
 
 

Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.