• Madeira, Industry -  Madeira Wine

A produção de vinho é de maior importância, porque é pelo vinho que tão bem produz que a Madeira é mais conhecida no mundo. As primeiras vinhas foram provavelmente introduzidas na ilha durante a colonização. Os padres Jesuítas conseguiram comercializar o primeiro vinho e possuíam grandes propriedades de vinha. 

A ordem monástica alcançou um grande poder económico e teve uma grande influência nos ilhéus, tanto social como espiritualmente. O maior ímpeto da indústria vitivinícola teve o seu início na segunda metade do século XVIII com os ingleses. A exportação desenvolveu-se e muitos países estrangeiros compraram o vinho Madeira.

Hoje em dia, há muitas variedades de vinho Madeira. Os vinhos secos como o Sercial e o Verdelho são deliciosos servidos frescos como aperitivo, os vinhos mais doces são servidos com a sobremesa e os mais ricos, como o Malvazia, são excelentes como digestivo.  

Vinho Madeira

O vinho Madeira é tão diverso que pode ser servido a qualquer hora do dia, com praticamente todo o tipo de comida. Para manter a qualidade deste vinho precioso durante longas viagens marítimas, foi fortificado com adição de conhaque.

A experiência demonstrou que aquecendo os cascos (processo a que se dá o nome de estufagem), o vinho não só se mantinha por muito mais tempo, como adquiria um sabor a caramelo que melhorava consideravelmente o seu sabor. Em conjunto com o processo de produção, as condições do solo de origem vulcânica, o clima e a proximidade do mar fazem do Vinho Madeira uma região vitícola por excelência. Os principais concelhos produtores da Madeira são Câmara de Lobos, São Vicente e Santana. Contudo, a cultura de vinha é feita em toda a ilha da Madeira e do Porto Santo.

Um curioso artigo encontrado num livro de História fala-nos do Duque de Clarence, que depois de preso na torre de Londres, com pena de morte, escolheu ser afogado em vinho Madeira.

À saúde!